A Tailândia é um país encantador que oferece opções para estilos de viagem totalmente diferentes.

Podemos, por exemplo, deixar-nos arrebatar pela estonteante beleza das inúmeras praias (e pelo conforto dos resorts) ou podemos imergir em um mundo totalmente distinto e curioso em Bangkok, a capital e centro econômico do país. Sempre depende do gosto do freguês…

Confesso: no início, não gostei de Bangkok.

A primeira impressão não foi das melhores. Ruas fétidas, cheias de ambulantes. Carrinhos de comida por todos os lados. Prostituição em qualquer canto. Motoristas (de táxi e de tuk tuk) desonestos incomodavam com abordagens incessantes.

Seguindo meu objetivo, que era conhecer pontos pitorescos e descobrir as deliciosas curiosidades dessa cidade – casa do Budismo Theravada –, vi templos que os turistas normalmente não conhecem e caminhei por bairros da periferia.

Andei de trem, tomei banho de chuva de monções, vi crianças nas creches e hospitais públicos, paupérrimos.

E, então, morri de amores.

Amor pelas pessoas que sorriem, ainda que vivam em situação de extrema pobreza. O salário mensal de muitos tailandeses é inferior à diária de um hotel de luxo em Bangkok (que é uma das mais baratas que já vi).

Conheci um país orbitado por cores, sabores, religiosidade e prostituição. Red district? Visitei! O entretenimento sexual é uma atividade lucrativa e, por trás dela, existe miséria, exploração e tráfico de pessoas.

Às vezes, principalmente numa viagem, é conveniente ignorar o que nos incomoda. Mas me realizo, de fato, ao conversar com gente trabalhadora, ao conhecer realidades diferentes da minha.

Aí sim, vem um agradecimento do fundo da alma: por poder conhecer como o mundo é vasto e ratificar que, embora a realidade tenha muitas cores, a vida não é colorida para todo mundo.

Visite Bangkok de coração aberto e, então, será uma experiência transformadora. Namaste!

Passeios imperdíveis em Bangkok

São inúmeros os passeios “imperdíveis” em Bangkok (e eles dependerão do seu interesse: compras, templos…). Enumerei alguns que considerei especiais:

  • Grande Palácio de Bangkok (Gran Palacio de Bangkok): um dos palácios reais mais formidáveis do mundo! Na verdade, não é apenas um edifício. No mesmo espaço há diferentes templos e monumentos. Cuidado: algumas pessoas ficam ao redor do palácio, esperando por turistas, para “informar” que o mesmo está “fechado naquele dia”. Na verdade, são pessoas que usam desta falsa informação para oferecer passeios de tuk tuk caros que vão diretamente a lojas nas quais eles recebem comissões. Siga diretamente para a entrada e bilheteria.
  • Templo do Buda reclinado (Wat Pho): o Buda é maravilhoso. Perceba também os desenhos feitos à mão que cobrem a parede do local onde está a gigantesca estátua: impressionante a riqueza de detalhes.
  • Templo de Mármore (Wat Benchamabophit): não está na rota turística habitual, talvez por ser um pouco afastado do centro da cidade. O templo é muito bonito, o ambiente tranquilo e há exposição de vários Budas representando diferentes escolas budistas (China, Japão, Tailândia, Nepal…).
  • Mercado de Chatuchak (Chatuchak Weekend Market): é o maior mercado de rua da Tailândia. Acontece durante os fins de semana e tem enorme variedade de produtos (roupas, souvenires, comida…), além de ótimos preços. Vá com bastante tempo para perder-se por lá!
Não deixe de experimentar
  • Pad Thai: o típico macarrão de arroz tailandês. Você encontra em qualquer lugar e cada um deles terá um sabor especial.
  • Frutas: diversas, suculentas e saborosas! Experiemente pitaya, mangostão, rambutan (o sabor é muito parecido ao da Lichia). Até algumas frutas que já conhecemos têm alguma diferença no sabor.
  • Sorvete de coco no mercado de Chatuchak: muito refrescante e saboroso, servido no coco fresco.