Elaborar uma lista de músicas natalinas para mim é viajar no tempo, é voltar à infância.

Dezembro é época de férias e de especiais de Natal na televisão. Como criança introspectiva que era, eu passava a maior parte do tempo assistindo a filmes da sessão da tarde ou, anos depois, dos canais a cabo.

Invariavelmente, minha lembrança musical de Natal coincide com alguma trilha sonora que você já ouviu em algum lugar.

Era tão bom ficar sentadinha no sofá me imaginando perdida em Nova Iorque no meio daquela neve, enquanto no andar de baixo as mulheres da família se amontoavam na cozinha e derretiam em frente ao forno permanentemente ligado no verão de quase 40 graus.

Hoje, com a família reduzida a 1/4 do que era, há espaço de sobra na cozinha. Enquanto asso tender, coloco minhas músicas para soar e continuo a sonhar com neve branca, lojas enfeitadas e egg nog.

Meu convite a você, então, é: ao montar sua árvore e curtir o Natal, este ano, esqueça o Roberto Carlos e ouça uma playlist inspirada na minha memória afetiva do mundo do entretenimento da América no Norte.

Desconfio que sua memória afetiva vai lhe trazer boas lembranças de um tempo que não volta, e nem tem tanto a ver com sua cultura brasileira. Mas formou quem você é.

OUÇA A PLAYLIST

No Spotify: