Eu e minha mania de ficar seguindo essas páginas de comida.

Já quebrei pacotes gigantes de Doritos pra empanar queijo mussarela por causa do Tasty. Também fiz bolo de chocolate com meia dúzia de ingredientes quando vi uma receita super prática no Panelinha. Adoro cozinhar, embora deteste lavar louça depois! E, particularmente, amo me aventurar na cozinha. Comida italiana – talvez por causa das raízes de família – é a minha especialidade. Faço lasanha verde como ninguém. Minha mãe e eu inventamos uma receita de polenta de forno que fica magnífica. Aprendi a cozinhar risoto com uma das minhas melhores amigas. Meu macarrão com molho fresco de tomate já rendeu um pedido de casamento (de brincadeira, claro).

Enfim, dia desses, resolvi fazer temaki.

Não sei o que me deu. De repente eu tava no YouTube, de repente eu assisti um vídeo que tava nas sugestões, de repente já estava a caminho do supermercado mais próximo pra comprar tudo. Sou louca por comida japonesa! E onde eu moro é bem caro, principalmente se você converter (o ditado diz que quem converte não se diverte, mas às vezes é inevitável). Sem contar que tudo é diferente da comida japonesa que comemos no Brasil. Aqui em Malta eles fazem sushi só com arroz e queijo, com recheio de abacate (?) ou pimentão. Vai entender…

Sabe aquelas frases do tipo “dinheiro não compra felicidade mas compra (insira aqui suas comidas preferidas), que é quase a mesma coisa”? Pois é. Comigo, dessa vez, foi temaki de salmão com cream cheese e cebolinha. Clássico. Amado. Queridinho do rodízio.

Enfim, na primeira tentativa na cozinha, catástrofe. Sério mesmo, ficou terrível. Só comi porque acho pecado jogar comida fora. Salmão, então, deve ser crime. Mas também, olha a ideia: achei que com arroz normal ficaria bom. Só deixar ele meio empapado e já era! Não, gente, não fica. Nem chega perto. Nem tentem. Também perdi a mão no cream cheese, então aquela cor linda e laranja do salmão simplesmente sumiu. Depois do trauma e do pesadelo que ficou, por causa do sabor, me deu aquela travada. Melhor nem tentar de novo. Até que a minha mãe comprou definitivamente tudo que a receita pede: arroz próprio pra sushi (como deve ser), vinagre, peixe bem fresco, cebolinha, etc.

E não é que na segunda vez deu certo? E é tão mais simples do que eu imaginava que decidi dividir a receita de uma forma didática com vocês. Dá pra fazer em casa, rende muito e fica uma delícia!

Quem não gosta de salmão pode adaptar e fazer o recheio de que mais gostar. Uma vez que pegar o jeito, pronto.

Bom apetite!

Temaki de salmão com cream cheese e cebolinha

Você vai precisar de:
– 600gr de salmão fresco
– Arroz próprio pra sushi
– Um potinho de cream cheese
– Cebolinha a gosto
– Algas
– Vinagre
– Sal e açúcar
– Shoyu
Etapa 1: cozinhando o arroz
Lave bem aproximadamente duas xícaras cheias de arroz até que água fique transparente. Depois, em uma panela com água já quente, jogue o arroz e mexa até ferver. Após fervura total, continue mexendo por no máximo dez minutos. Desligue o fogo, tampe e panela e deixe que o arroz cozinhe por 20 minutos. Depois que o arroz esfriar, você vai precisar temperá-lo com vinagre, sal e açúcar. Misture uma colher de sopa de cada um desses três ingredientes na panela e tempere o arroz. Vale provar pra ver se fica equilibrado pro seu gosto (tem gente que gosta de mais vinagre, por exemplo). Coloque na geladeira.
Etapa 2: o peixe
Tire a pele do salmão e corte a posta do peixe em tirinhas. Você pode cortar em cubos ou da forma que desejar. Misture a cebolinha e acrescente duas colheres de sopa de cream cheese. Separe e deixe na geladeira também.
Etapa 3: montando o temaki
A alga é um ingrediente bem delicado, então esteja com as mãos bem sequinhas quando for manusear. Você pode cortar a folha ao meio pra que os temakis fiquem menores e mais fáceis de serem enrolados. Segure a folha com uma mão bem seca e com a outra, molhada, pegue aproximadamente uma colher de sopa de arroz. Espalhe na metade da alga, coloque o salmão por cima e puxe a ponta de baixo para cima para enrolar, como se fosse um cone. Para colar a pontinha da alga, basta molhar um pouquinho e grudá-la.
Agora é só colocar shoyu a gosto e provar! A receita rende aproximadamente 12 temakis.