Feedback para o chefe? Oi?

Seu chefe pisou na bola.

Ele não é perfeito e você acha que já é hora de alguém dizer que ele está A-T-R-A-P-A-L-H-A-N-D-O!

Sim, você pode e deve dar feedback para o chefe.

Mas por que eu?

Primeiro, porque aprender a se colocar de forma assertiva e construtiva é o que vai alavancar sua carreira.

Segundo, porque se você não fizer nada, sua vida não vai melhorar só pelo pensamento positivo.

Terceiro, porque feedback é mais rápido e eficaz do que comprar um bonequinho de vodu.

E, quarto, porque existe um ser humano do outro lado que pode, sim, nem ter percebido que fez bobagem. E que até queira se desenvolver.

Feedback não é desabafo

Feedback para o chefe não é você ir lá e contar para ele todos os defeitos que vê nele e/ou como você lidaria com a situação no lugar dele (acredite, eu já ouvi de tudo nesta vida).

Para começar, um feedback tem que ser dado com o objetivo genuíno de gerar desenvolvimento e de forma positiva.

Se o processo na sua cabeça começar com “Ele vai ver só, vou lá agora dar um feedbak pra ele! Ah, vou…”, já te adianto que provavelmente dali não vai sair nada útil pra ninguém.

Pelo mesmo motivo, o foco de um bom feedback é sempre o futuro. Não adianta ficar lavando a roupa suja, discutindo o passado, procurando culpados… Resgate o fato (só o fato) e projete-o para o futuro: quando novas situações daquele tipo ocorrerem, o que você propõe que seja feito?

Ah, é! Você não achou que ia lá só dizer o que estava errado, esperando que o próprio chefe chegasse à conclusão do que deveria fazer para melhorar, certo? Você precisa ter uma proposta do que pode ser feito diferente daqui em diante.

Isso vai mostrar a seu chefe proatividade, visão e, principalmente, tirar dele um pouco da pressão de decisão (que eu te asseguro que o assola). Mesmo que ele tenha uma contraproposta, é mais fácil trabalhar em cima de algo do que ter que surgir magicamente com uma solução sozinho.

Feedback: o interessado nessa história é você

Se tudo que você tiver para sugerir ao seu chefe é um jeito de como ele pode TE ajudar ou como ele poderia fazer tal coisa para melhorar o SEU trabalho, sinto muito, mas você não tem um feedback.

(Um minuto de silêncio pelo fim da sua ilusão).

Um feedback precisa estar alinhado com os objetivos DELE! Não com os seus. Se você não conseguir arrumar um jeito de dizer que fazendo tal coisa, ELE pode se valer de algo, provavelmente seu esforço terá sido em vão.

Passo a passo para dar feedback

  1. Faça uma abertura positiva;
  2. Resgate o fato (sem lavar roupa suja);
  3. Garanta estar alinhado com os objetivos da pessoa;
  4. Dê sua proposta para situações similares no futuro.

Seu chefe, sua sanidade e sua carreira agradecem!

E você já passou por essa situação? Está passando? Compartilhe comigo!
Essa e outras técnicas e ferramentas para uma comunicação mais assertiva e construtiva no dia a dia do mundo corporativo você encontra no Curso de Comunicação Estratégica.